segunda-feira, 1 de agosto de 2011

31 de Julho – Dia Internacional da Mulher Africana


2011 – 33 anos de luta do Movimento Negro Unificado – MNU no Brasil
31 de Julho – Dia Internacional da Mulher Africana

A idéia de comemorar o 31 de julho  como Dia Internacional da Mulher Africana surgiu na Conferência da Mulheres Africanas, em 1961, que contou com a participação de 14 países e oito Movimentos de Libertação Nacional em Dar Es Salaam, na Tanzânia, quando foi criada organização Panafricana das Mulheres que tem como objetivo a luta pela promoção de todas as mulheres africanas. A data foi instituída e passou a ser lembrada a partir de 31 de julho de 1962.
Assim, como em todo o mundo, no continente africano a mulher continua sendo discriminada e subjulgada. Entretanto, tem conquistado espaços no mercado de trabalho e do poder político.
Com a descolonização de África, na segunda metade do século XX, muitas mulheres passaram a exercer funções no mercado de trabalho, porém a remuneração continuou inferior a do homem.
A luta da mulher africana se assemelha a luta da mulher negra em toda parte do mundo, uma vez que ainda tem de lutar por reconhecimento, valorização e por melhores condições de vida nas sociedades onde vivem.
A luta das mulheres negras ainda é grande no Brasil. As mulheres negras compõem uma das maiores categorias de trabalhadoras da nação, a das domésticas, sendo discriminadas, exploradas e submetidas a uma intensa jornada de trabalho.
As mulheres negras da zona rural, cuja maioria vive em comunidades quilombolas, sofrem com a falta de condições mínimas de sobrevivência.
As Convenções contra todas as formas de discriminação sejam da mulher ou de outros segmentos, adotadas pelo Brasil, estão longe de serem cumpridas.
Ainda há um longo caminho a se percorrer em busca de respeito, dignidade, valorização profissional da mulher negra, que continua sendo o esteio familiar. Se quisermos uma sociedade realmente justa, devemos lutar:
-                     Pelo fim da discriminação racial no trabalho;
-                     Contra a exploração sexual, social e econômica da mulher negra;
-                     Por condições de vida digna para o povo negro.
Conscientize-se! Reaja à Violência Racial! Não silencie frente à violência e opressão! Denuncie sempre!
Viva todas as guerreiras que abriram o caminho para nossa luta!

Comissão de Mulheres do Movimento Negro Unificado – MNU (MA)

Movimento Negro Unificado – MNU

Nenhum comentário:

Postar um comentário